#: locale=pt ## Tour ### Description ### Title tour.name = CAPES 70 anos ## Skin ### Button Button_1B999D00_16C4_0505_41AB_D0C2E7857448.label = PANORAMAS Button_1B999D00_16C4_0505_41AB_D0C2E7857448_mobile.label = PANORAMAS ### Multiline Text HTMLText_3918BF37_0C06_E393_41A1_17CF0ADBAB12.html =
LISTA DE AMBIENTES
HTMLText_3918BF37_0C06_E393_41A1_17CF0ADBAB12_mobile.html =
Panorama list:
HTMLText_3AD7DFBB_7971_02DA_41D5_E2A90E5C63F8.html =
Avaliações
HTMLText_3AD7DFBB_7971_02DA_41D5_E2A90E5C63F8_mobile.html =
Avaliações
HTMLText_71B7C46A_63F3_92EC_41CA_8CA9544FF4B3.html =
Saiba mais
HTMLText_749198BB_6290_926D_41C3_B30EC6F6F711.html =
Saiba mais
HTMLText_8C3B8305_9638_E083_41DC_91D7FDA789FC.html =
Aumenta o número de bolsas e profissionais qualificados no Brasil


Nos anos 1950, a pós-graduação era praticamente inexistente no Brasil. O país contava com pouco mais de 60 mil alunos no ensino superior, basicamente estudantes de graduação. Quase 70 anos depois, na virada para 2020, os estudantes de mestrado e doutorado eram quase 390 mil. Esse crescimento tem a marca da CAPES.
Os benefícios também mudaram ao longo das décadas. Em 1953, com a implantação do Programa Universitário, principal linha da CAPES junto às universidades e institutos de ensino superior, foram concedidas 79 bolsas. Naquela época, boa parte dos auxílios era para o exterior: do total da primeira concessão, 54 foram para aperfeiçoamento fora do Brasil.
No ano seguinte, 1954, um salto! Foram 155 bolsas, 72 delas para o exterior.


Com o passar dos anos e o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil, essa proporção se inverteu. Chegamos a 2020 com a CAPES sendo responsável por mais de 95 mil bolsas de mestrado e doutorado no País e quase cinco mil no exterior.
O número de profissionais titulados na pós-graduação no Brasil também segue em crescimento. Em 2019, mais de 94 mil alunos receberam seus diplomas de mestrado ou doutorado feitos no País. Se somarmos apenas os últimos cinco anos, iremos descobrir que mais de 420 mil mestres e doutores se titularam em território nacional.
Para os próximos anos, a tendência de crescimento continua. O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) segue em expansão e a CAPES, responsável por sua coordenação, continua firme na sua missão original de formação e qualificação de profissionais de nível superior.
HTMLText_8C3B8305_9638_E083_41DC_91D7FDA789FC_mobile.html =
Aumenta o número de bolsas e profissionais qualificados no Brasil


Nos anos 1950, a pós-graduação era praticamente inexistente no Brasil. O país contava com pouco mais de 60 mil alunos no ensino superior, basicamente estudantes de graduação. Quase 70 anos depois, na virada para 2020, os estudantes de mestrado e doutorado eram quase 390 mil. Esse crescimento tem a marca da CAPES.
Os benefícios também mudaram ao longo das décadas. Em 1953, com a implantação do Programa Universitário, principal linha da CAPES junto às universidades e institutos de ensino superior, foram concedidas 79 bolsas. Naquela época, boa parte dos auxílios era para o exterior: do total da primeira concessão, 54 foram para aperfeiçoamento fora do Brasil.
No ano seguinte, 1954, um salto! Foram 155 bolsas, 72 delas para o exterior.


Com o passar dos anos e o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil, essa proporção se inverteu. Chegamos a 2020 com a CAPES sendo responsável por mais de 95 mil bolsas de mestrado e doutorado no País e quase cinco mil no exterior.
O número de profissionais titulados na pós-graduação no Brasil também segue em crescimento. Em 2019, mais de 94 mil alunos receberam seus diplomas de mestrado ou doutorado feitos no País. Se somarmos apenas os últimos cinco anos, iremos descobrir que mais de 420 mil mestres e doutores se titularam em território nacional.
Para os próximos anos, a tendência de crescimento continua. O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) segue em expansão e a CAPES, responsável por sua coordenação, continua firme na sua missão original de formação e qualificação de profissionais de nível superior.
HTMLText_8D3FB4CD_9638_E182_41DA_97329760699E.html =
Anísio Teixeira: o patrono da CAPES


Muitos homens e mulheres foram importantes na construção da história de sucesso da CAPES ao longo desses 70 anos. Um nome, entretanto, se destaca dos demais: o do educador Anísio Teixeira.


Nascido em 1900, em Caetité, na Bahia, Anísio é figura central na formulação dos princípios da escola pública brasileira, mas sua importância não para por aí. Ele também foi responsável pela criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e um dos idealizadores da nossa Fundação.
Em 1951, quando a CAPES foi criada como uma comissão destinada a promover o aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, Anísio Teixeira foi designado seu secretário-geral. Hoje ele é considerado o nosso primeiro presidente.
Autonomia, informalidade, boas ideias e liderança institucional tornaram-se marcas dos primeiros anos da CAPES sob o comando do educador baiano. Teixeira formulou a política institucional e definiu o padrão intelectual da Fundação.
Formação e filosofia
Formado nos EUA e bastante influenciado pelo filósofo e educador norte-americano John Dewey (1859-1952), Anísio Teixeira foi um grande defensor da educação universal, laica e gratuita para todos.


Em 1932, quando já era secretário de Educação do Rio de Janeiro, tornou-se um dos 26 autores do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. O documento é considerado um marco inaugural da organização do ensino brasileiro e nele estão definidas as premissas que resultariam em um plano nacional de educação.
“Procurei elevar a educação à categoria de maior problema político brasileiro, dar-lhe base técnica, distribuí-la para todos na sua fase elementar e para os mais capazes nos níveis secundário e superior”, diz Anísio em seu livro de 1952, ‘Educação para a democracia: introdução à administração educacional’. Seu propósito era que a educação brasileira se tornasse “adequada, prática e eficiente, em vez de verbal e abstrata.”


Anísio Teixeira nos deixou em 1971, mas suas ideias para o futuro da educação brasileira continuam a nos inspirar e seu legado segue vivo na CAPES.
HTMLText_8D3FB4CD_9638_E182_41DA_97329760699E_mobile.html =
Anísio Teixeira: o patrono da CAPES


Muitos homens e mulheres foram importantes na construção da história de sucesso da CAPES ao longo desses 70 anos. Um nome, entretanto, se destaca dos demais: o do educador Anísio Teixeira.


Nascido em 1900, em Caetité, na Bahia, Anísio é figura central na formulação dos princípios da escola pública brasileira, mas sua importância não para por aí. Ele também foi responsável pela criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e um dos idealizadores da nossa Fundação.
Em 1951, quando a CAPES foi criada como uma comissão destinada a promover o aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, Anísio Teixeira foi designado seu secretário-geral. Hoje ele é considerado o nosso primeiro presidente.
Autonomia, informalidade, boas ideias e liderança institucional tornaram-se marcas dos primeiros anos da CAPES sob o comando do educador baiano. Teixeira formulou a política institucional e definiu o padrão intelectual da Fundação.
Formação e filosofia
Formado nos EUA e bastante influenciado pelo filósofo e educador norte-americano John Dewey (1859-1952), Anísio Teixeira foi um grande defensor da educação universal, laica e gratuita para todos.


Em 1932, quando já era secretário de Educação do Rio de Janeiro, tornou-se um dos 26 autores do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. O documento é considerado um marco inaugural da organização do ensino brasileiro e nele estão definidas as premissas que resultariam em um plano nacional de educação.
“Procurei elevar a educação à categoria de maior problema político brasileiro, dar-lhe base técnica, distribuí-la para todos na sua fase elementar e para os mais capazes nos níveis secundário e superior”, diz Anísio em seu livro de 1952, ‘Educação para a democracia: introdução à administração educacional’. Seu propósito era que a educação brasileira se tornasse “adequada, prática e eficiente, em vez de verbal e abstrata.”


Anísio Teixeira nos deixou em 1971, mas suas ideias para o futuro da educação brasileira continuam a nos inspirar e seu legado segue vivo na CAPES.
HTMLText_8DCE410A_9638_E081_41D3_EFBBE804F78F.html =
Relembre as sedes da nossa Agência ao longo dos anos


Nesses 70 anos de existência, a CAPES já passou por mudança de cidade, ocupou prédios famosos e alguns lugares interessantes em Brasília, até chegar ao atual edifício-sede. Aqui foram reunidas todas as nossas diretorias em um espaço com estrutura para receber mais de mil pessoas em um dia de atividades intensas. Agora é hora de viajarmos no tempo para reencontrar os locais onde construímos nossa história.
Até 1960, a sede do então Ministério da Educação e Cultura (daí a sigla, MEC) era um dos mais importantes edifícios da efervescente arquitetura moderna brasileira no Rio de Janeiro: o Palácio Gustavo Capanema. Este projeto reuniu nomes importantes, que fariam a história de Brasília, como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Burle Marx, além da consultoria do arquiteto franco-suíço, e ‘papa’ do movimento modernista, Le Corbusier.
Por dez anos após a inauguração da nova capital federal, a CAPES permaneceu no centro do Rio de Janeiro. Até 1970, a então coordenação do MEC alugava um prédio na avenida Marechal Câmara, na região da capital fluminense conhecida como Castelo. Com a mudança para Brasília, passamos a funcionar na L2 Sul, Quadra 606, no antigo prédio do Colégio dos Estados. Pouco tempo depois, uma nova mudança: dessa vez era para o Setor de Autarquias Sul, no Edifício ASCB. Em 1982, seguimos para as instalações do prédio do Anexo do Ministério da Educação, na Esplanada dos Ministérios.
Foram quase 30 anos na Esplanada. Com o crescimento da CAPES na década de 2000 e uma nova legislação que criou as diretorias voltadas à formação na educação básica, passamos alguns anos divididos entre dois espaços. A Diretoria de Avaliação (DAV) e, consequentemente, as reuniões do Conselho Técnico Científico (CTC), tinham como sede um pequeno edifício alugado no Setor Hoteleiro Sul.
Em 2009, finalmente chegamos ao atual edifício-sede, o prédio de 18 andares no Setor Bancário Norte. A nova estrutura permite a união de toda a Fundação em um único espaço. Além dos dois auditórios, há um andar exclusivo para salas de reunião: o Espaço Anísio Teixeira. Nele promovemos encontros de grande porte, como os necessários para a Avaliação, assim como diversos seminários e eventos que constituem o cotidiano da CAPES. Que venham os próximos 70!
HTMLText_8DCE410A_9638_E081_41D3_EFBBE804F78F_mobile.html =
Relembre as sedes da nossa Agência ao longo dos anos


Nesses 70 anos de existência, a CAPES já passou por mudança de cidade, ocupou prédios famosos e alguns lugares interessantes em Brasília, até chegar ao atual edifício-sede. Aqui foram reunidas todas as nossas diretorias em um espaço com estrutura para receber mais de mil pessoas em um dia de atividades intensas. Agora é hora de viajarmos no tempo para reencontrar os locais onde construímos nossa história.
Até 1960, a sede do então Ministério da Educação e Cultura (daí a sigla, MEC) era um dos mais importantes edifícios da efervescente arquitetura moderna brasileira no Rio de Janeiro: o Palácio Gustavo Capanema. Este projeto reuniu nomes importantes, que fariam a história de Brasília, como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Burle Marx, além da consultoria do arquiteto franco-suíço, e ‘papa’ do movimento modernista, Le Corbusier.
Por dez anos após a inauguração da nova capital federal, a CAPES permaneceu no centro do Rio de Janeiro. Até 1970, a então coordenação do MEC alugava um prédio na avenida Marechal Câmara, na região da capital fluminense conhecida como Castelo. Com a mudança para Brasília, passamos a funcionar na L2 Sul, Quadra 606, no antigo prédio do Colégio dos Estados. Pouco tempo depois, uma nova mudança: dessa vez era para o Setor de Autarquias Sul, no Edifício ASCB. Em 1982, seguimos para as instalações do prédio do Anexo do Ministério da Educação, na Esplanada dos Ministérios.
Foram quase 30 anos na Esplanada. Com o crescimento da CAPES na década de 2000 e uma nova legislação que criou as diretorias voltadas à formação na educação básica, passamos alguns anos divididos entre dois espaços. A Diretoria de Avaliação (DAV) e, consequentemente, as reuniões do Conselho Técnico Científico (CTC), tinham como sede um pequeno edifício alugado no Setor Hoteleiro Sul.
Em 2009, finalmente chegamos ao atual edifício-sede, o prédio de 18 andares no Setor Bancário Norte. A nova estrutura permite a união de toda a Fundação em um único espaço. Além dos dois auditórios, há um andar exclusivo para salas de reunião: o Espaço Anísio Teixeira. Nele promovemos encontros de grande porte, como os necessários para a Avaliação, assim como diversos seminários e eventos que constituem o cotidiano da CAPES. Que venham os próximos 70!
HTMLText_8DDD1F00_9638_2081_41D8_21C3CEE9F27C.html =
Primeiros bolsistas ilustres
Alguns bolsistas da CAPES se tornariam personalidades brasileiras de destaque internacional. Aqui lembramos três ilustres do ano de 1954:
Darcy Ribeiro, antropólogo e um dos grandes nomes da educação brasileira, recebeu auxílio da CAPES. Perito em questões indígenas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) à época, ele participou de reunião de estudos sobre os problemas sociais de indígenas silvícolas, em Genebra, na Suíça. O apoio permitiu que ele ficasse trinta dias na Europa para visitar museus de etnologia. A viagem fez parte dos primeiros anos de vida profissional do educador.
No mesmo ano da ida de Darcy Ribeiro à Suíça, a CAPES financiou a viagem aos Estados Unidos do artista plástico, paisagista e pintor Roberto Burle Marx. O convite, que resultou em várias conferências naquele país, partiu do Museu Smithsoniano de Arte Americana. Pouco tempo depois Burle Marx ficaria mundialmente famoso pelos jardins que planejava. Ele criou um estilo contemporâneo com o uso de flora nativa do Brasil.
Edson Bandeira de Mello, pianista mineiro que fundou o curso de Música da Universidade Federal de Pernambuco, e destacou-se na formação de talentos musicais, também recebeu bolsa da CAPES. O benefício durou de janeiro a dezembro daquele ano e foi vital para que pudesse aperfeiçoar sua formação no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, na França.
HTMLText_8DDD1F00_9638_2081_41D8_21C3CEE9F27C_mobile.html =
Primeiros bolsistas ilustres
Alguns bolsistas da CAPES se tornariam personalidades brasileiras de destaque internacional. Aqui lembramos três ilustres do ano de 1954:
Darcy Ribeiro, antropólogo e um dos grandes nomes da educação brasileira, recebeu auxílio da CAPES. Perito em questões indígenas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) à época, ele participou de reunião de estudos sobre os problemas sociais de indígenas silvícolas, em Genebra, na Suíça. O apoio permitiu que ele ficasse trinta dias na Europa para visitar museus de etnologia. A viagem fez parte dos primeiros anos de vida profissional do educador.
No mesmo ano da ida de Darcy Ribeiro à Suíça, a CAPES financiou a viagem aos Estados Unidos do artista plástico, paisagista e pintor Roberto Burle Marx. O convite, que resultou em várias conferências naquele país, partiu do Museu Smithsoniano de Arte Americana. Pouco tempo depois Burle Marx ficaria mundialmente famoso pelos jardins que planejava. Ele criou um estilo contemporâneo com o uso de flora nativa do Brasil.
Edson Bandeira de Mello, pianista mineiro que fundou o curso de Música da Universidade Federal de Pernambuco, e destacou-se na formação de talentos musicais, também recebeu bolsa da CAPES. O benefício durou de janeiro a dezembro daquele ano e foi vital para que pudesse aperfeiçoar sua formação no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, na França.
HTMLText_8DE09CE9_9638_2183_41CC_C40A1270D534.html =
História e evolução: o sistema de avaliação da pós-graduação


No aniversário da CAPES, a Diretoria de Avaliação (DAV) também tem o que comemorar: são 45 anos de avaliação de cursos e programas de pós-graduação. Também o Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) completa 35. Sua primeira reunião de trabalho foi realizada em julho de 1986.
Dez anos antes do primeiro encontro do CTC, em 1976, a CAPES passou a promover, além da formação de profissionais qualificados, a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no País. Essa articulação entre bolsas de estudo e avaliação por pares é uma das características únicas de nossa Fundação.
Mas o início desta história viaja ainda mais no tempo: vai a 1965, quando a CAPES passou a ser uma coordenação do então Ministério da Educação e Cultura. Foi aí que o Conselho de Ensino Superior da instituição se reuniu para definir e regulamentar os primeiros cursos de pós-graduação nas universidades brasileiras.
Composto por figuras emblemáticas da educação brasileira, como Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira e Newton Sucupira, o Conselho da CAPES regulamentou os 38 cursos de mestrado e doutorado que inauguraram o Sistema Nacional de Pós-Graduação. A título de curiosidade, hoje eles são mais de 4.500! Sucupira é o autor do Parecer CFE 977/1965. Aprovado em 3/12/1965, o documento ficou conhecido como Parecer Sucupira. Nele estão as principais definições da pós-graduação brasileira que vigoram até hoje.
Em 1998, a Diretoria de Avaliação teve sua primeira grande mudança: passaram a ser avaliados os programas de pós-graduação em vez dos cursos. Também nesse ano o sistema de conceitos (com letras de “A” a “E”) foi substituído pelo de notas, que vão de 1 a 7, para a classificação e recomendação dos cursos.
Este ano, mais uma novidade aparece no sistema: depois de receber um grande número de pedidos de equivalência, a CAPES criou um grupo de trabalho para firmar a correspondência entre os conceitos e as notas utilizados nos processos avaliativos da Fundação. O resultado veio na Portaria nº 68/2021,. Nela, os conceitos utilizados de 1977 a 1997 foram ajustados às notas que vigoram até hoje.
HTMLText_8DE09CE9_9638_2183_41CC_C40A1270D534_mobile.html =
História e evolução: o sistema de avaliação da pós-graduação


No aniversário da CAPES, a Diretoria de Avaliação (DAV) também tem o que comemorar: são 45 anos de avaliação de cursos e programas de pós-graduação. Também o Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) completa 35. Sua primeira reunião de trabalho foi realizada em julho de 1986.
Dez anos antes do primeiro encontro do CTC, em 1976, a CAPES passou a promover, além da formação de profissionais qualificados, a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no País. Essa articulação entre bolsas de estudo e avaliação por pares é uma das características únicas de nossa Fundação.
Mas o início desta história viaja ainda mais no tempo: vai a 1965, quando a CAPES passou a ser uma coordenação do então Ministério da Educação e Cultura. Foi aí que o Conselho de Ensino Superior da instituição se reuniu para definir e regulamentar os primeiros cursos de pós-graduação nas universidades brasileiras.
Composto por figuras emblemáticas da educação brasileira, como Alceu Amoroso Lima, Anísio Teixeira e Newton Sucupira, o Conselho da CAPES regulamentou os 38 cursos de mestrado e doutorado que inauguraram o Sistema Nacional de Pós-Graduação. A título de curiosidade, hoje eles são mais de 4.500! Sucupira é o autor do Parecer CFE 977/1965. Aprovado em 3/12/1965, o documento ficou conhecido como Parecer Sucupira. Nele estão as principais definições da pós-graduação brasileira que vigoram até hoje.
Em 1998, a Diretoria de Avaliação teve sua primeira grande mudança: passaram a ser avaliados os programas de pós-graduação em vez dos cursos. Também nesse ano o sistema de conceitos (com letras de “A” a “E”) foi substituído pelo de notas, que vão de 1 a 7, para a classificação e recomendação dos cursos.
Este ano, mais uma novidade aparece no sistema: depois de receber um grande número de pedidos de equivalência, a CAPES criou um grupo de trabalho para firmar a correspondência entre os conceitos e as notas utilizados nos processos avaliativos da Fundação. O resultado veio na Portaria nº 68/2021,. Nela, os conceitos utilizados de 1977 a 1997 foram ajustados às notas que vigoram até hoje.
HTMLText_8E674B88_9CB3_25A4_41C7_150183008E3C.html =
Saiba mais
HTMLText_8E9A15AC_9638_2381_41C3_76E581331170.html =
Logomarca: a CAPES representada em um átomo
A logomarca da CAPES parece ser um desses casos de sucesso em que conceito e instituição se fundem em uma imagem icônica. Reproduzida nas centenas de milhares de trabalhos e eventos apoiados pela CAPES, a logomarca do átomo se converteu em um símbolo rapidamente associado à nossa Fundação. Mas você sabe a origem desse desenho?
A escolha da logomarca foi objeto de um concurso público (link pro documento) lançado em maio de 1992, por Sandoval Carneiro Júnior, coordenador-geral na época. Em janeiro daquele ano a CAPES havia se transformado em uma Fundação de Direito Público e a escolha de uma nova identidade visual precisava refletir essa nova autonomia.
O tema do concurso foi definido como ‘A CAPES como órgão de fomento à pós-graduação’. o vencedor foi o Estúdio Apollo, com a icônica imagem do átomo, ainda em versão mais fina e em cores ligeiramente diferentes das que são usadas hoje. Em anos recentes, a logomarca passou por algumas adaptações, mas sempre respeitando o princípio do projeto do átomo. E você, o que acha da nossa logomarca?


Conceito
Na internet não há mais informações sobre o Estúdio Apollo, mas o Arquivo da CAPES preservou o documento (link) em que o idealizador do projeto explica o seu conceito e a busca por originalidade. “Em todos os momentos, foi evitado qualquer tipo de clichê, para assim garantir a individualidade da CAPES através de um visual original e inovador sem, no entanto, perder a elegância e respeito que uma instituição de fins tão nobres merece”.
A logo tinha como objetivo “refletir graficamente a dinâmica do processo de estímulo à formação de indivíduos altamente qualificados, necessários à consolidação da modernidade do País”. Segundo o documento, o conceito básico é “comunicar a ideia de um núcleo que tem inerente a si a dinâmica do fomento e a formação de indivíduos altamente qualificados. Esta dinâmica de expansão a novas fronteiras do conhecimento é refletida no grafismo que circunda o núcleo”.
O documento também explica a ênfase no desenho mais do que nas letras ou grafismos do nome da Fundação. “Como a CAPES é uma instituição que atua também a nível internacional, foi evitada uma solução totalmente tipográfica, já que uma marca como a desenvolvida neste projeto tem a capacidade de ser reconhecida e memorizada, independente de um alfabeto relacionado a qualquer língua. Em outras palavras, a marca pode ser reconhecida igualmente no Japão, na Suécia ou no Canadá, por exemplo”.
HTMLText_8E9A15AC_9638_2381_41C3_76E581331170_mobile.html =
Logomarca: a CAPES representada em um átomo
A logomarca da CAPES parece ser um desses casos de sucesso em que conceito e instituição se fundem em uma imagem icônica. Reproduzida nas centenas de milhares de trabalhos e eventos apoiados pela CAPES, a logomarca do átomo se converteu em um símbolo rapidamente associado à nossa Fundação. Mas você sabe a origem desse desenho?
A escolha da logomarca foi objeto de um concurso público (link pro documento) lançado em maio de 1992, por Sandoval Carneiro Júnior, coordenador-geral na época. Em janeiro daquele ano a CAPES havia se transformado em uma Fundação de Direito Público e a escolha de uma nova identidade visual precisava refletir essa nova autonomia.
O tema do concurso foi definido como ‘A CAPES como órgão de fomento à pós-graduação’. o vencedor foi o Estúdio Apollo, com a icônica imagem do átomo, ainda em versão mais fina e em cores ligeiramente diferentes das que são usadas hoje. Em anos recentes, a logomarca passou por algumas adaptações, mas sempre respeitando o princípio do projeto do átomo. E você, o que acha da nossa logomarca?


Conceito
Na internet não há mais informações sobre o Estúdio Apollo, mas o Arquivo da CAPES preservou o documento (link) em que o idealizador do projeto explica o seu conceito e a busca por originalidade. “Em todos os momentos, foi evitado qualquer tipo de clichê, para assim garantir a individualidade da CAPES através de um visual original e inovador sem, no entanto, perder a elegância e respeito que uma instituição de fins tão nobres merece”.
A logo tinha como objetivo “refletir graficamente a dinâmica do processo de estímulo à formação de indivíduos altamente qualificados, necessários à consolidação da modernidade do País”. Segundo o documento, o conceito básico é “comunicar a ideia de um núcleo que tem inerente a si a dinâmica do fomento e a formação de indivíduos altamente qualificados. Esta dinâmica de expansão a novas fronteiras do conhecimento é refletida no grafismo que circunda o núcleo”.
O documento também explica a ênfase no desenho mais do que nas letras ou grafismos do nome da Fundação. “Como a CAPES é uma instituição que atua também a nível internacional, foi evitada uma solução totalmente tipográfica, já que uma marca como a desenvolvida neste projeto tem a capacidade de ser reconhecida e memorizada, independente de um alfabeto relacionado a qualquer língua. Em outras palavras, a marca pode ser reconhecida igualmente no Japão, na Suécia ou no Canadá, por exemplo”.
HTMLText_B20BF774_A136_C3C0_41AE_5CA260D9FC6F.html =
CAPES 70 ANOS
HTMLText_B37FC4B6_A10E_C541_419F_67AF72CE2F56.html =
CAPES 70 ANOS
HTMLText_BCAAB321_ACC2_1409_41B7_A16FFDDEA213_mobile.html =
Saiba Mais
HTMLText_BD1945A5_AC90_7997_41E0_56A2877F3F86_mobile.html =
Saiba Mais
HTMLText_BE54C581_AC90_398F_41D7_9D2338CBFFE4_mobile.html =
Saiba Mais
HTMLText_BECCB2EA_AC90_3B92_41E0_D5646017257C_mobile.html =
Saiba Mais
HTMLText_BEFCF49F_ACB0_FFB3_41E5_329D53AC1F89_mobile.html =
Saiba Mais
HTMLText_BF17A948_ACB0_369E_4164_362FABEB1FA0_mobile.html =
Saiba mais
HTMLText_BFB97F04_AC90_2A96_41D6_FA3FF7348506_mobile.html =


Saiba mais
HTMLText_BFE60B18_AC90_2ABE_41E4_E54A747D8F13_mobile.html =
Saiba Mais
HTMLText_C066D734_8514_7B04_41D4_3DA29C385F34.html =
Saiba mais
HTMLText_C0B504C3_8514_1D7C_41D2_3052C6BEA972.html =
Saiba mais
HTMLText_C0BC477B_8514_1B0D_41C3_6C5DE6F2657B.html =
Saiba mais
HTMLText_C133D70C_8513_FB0B_41B7_BFFEA2CB4EA4.html =
Saiba mais
HTMLText_C3A7C34B_8514_3B0D_41CA_CB7F99E0CC88.html =
Saiba mais
HTMLText_CC06D10A_8714_370F_41DF_6C3527A18BDF.html =
Programas Estratégicos
HTMLText_CC06D10A_8714_370F_41DF_6C3527A18BDF_mobile.html =
Programas Estratégicos
HTMLText_CC22C7E6_8714_1B04_41D7_A7F2B1755A88.html =
Programas Institucionais no País
HTMLText_CC22C7E6_8714_1B04_41D7_A7F2B1755A88_mobile.html =
Programas Institucionais no País
HTMLText_CD831001_8714_74FD_41E0_4B081978FDEE.html =
Educação a Distância
HTMLText_CD831001_8714_74FD_41E0_4B081978FDEE_mobile.html =
Educação a Distância
HTMLText_CD903209_8714_750D_41D1_4FE3CA0C81DB.html =
Cooperação Internacional
HTMLText_CD903209_8714_750D_41D1_4FE3CA0C81DB_mobile.html =
Cooperação Internacional
HTMLText_CD9E640E_8714_7D07_41D4_DC73BDE7F2A9.html =
Portal de Periódicos
HTMLText_CD9E640E_8714_7D07_41D4_DC73BDE7F2A9_mobile.html =
Portal de Periódicos
HTMLText_CDB7FE13_8714_0D1D_41C9_1AFF346DDD3A.html =
Educação Básica
HTMLText_CDB7FE13_8714_0D1D_41C9_1AFF346DDD3A_mobile.html =
Educação Básica
HTMLText_CF1DB259_871C_150D_41C4_CA54248076AC.html =
Aplicativos
HTMLText_CF1DB259_871C_150D_41C4_CA54248076AC_mobile.html =
Aplicativos
HTMLText_D19EB095_871C_1505_41D8_9B1FB8BA6055.html =
Prêmio CAPES de Tese
HTMLText_D19EB095_871C_1505_41D8_9B1FB8BA6055_mobile.html =
Prêmio CAPES de Tese
## Media ### Title album_4831C0DE_79D1_1E5A_41B3_2EFF68175877.label = Photo Album quiz-73 album_4831C0DE_79D1_1E5A_41B3_2EFF68175877_0.label = quiz-73 album_484FAA7C_79D1_025E_41D5_3600B3F179C9.label = Photo Album quiz-60k album_484FAA7C_79D1_025E_41D5_3600B3F179C9_0.label = quiz-60k album_49A5FB63_7D34_0B3D_41C1_FC04EC00111A.label = Photo Album quiz-460mil album_49A5FB63_7D34_0B3D_41C1_FC04EC00111A_0.label = quiz-460mil album_509B6422_7931_05EA_41DC_318DFBA278E3.label = Photo Album quiz-420mil album_509B6422_7931_05EA_41DC_318DFBA278E3_0.label = quiz-420mil album_51E4659D_79D1_06DE_41B4_50845EDD1B6A.label = Photo Album quiz-4526 album_51E4659D_79D1_06DE_41B4_50845EDD1B6A_0.label = quiz-4526 album_52F3267E_79DF_025A_41BC_5BF46C7FEDE7.label = Photo Album quiz-121mil album_52F3267E_79DF_025A_41BC_5BF46C7FEDE7_0.label = quiz-121mil album_5487BDE6_79F3_066A_41C5_2CFDAAF919AC.label = Photo Album quiz-7 album_5487BDE6_79F3_066A_41C5_2CFDAAF919AC_0.label = quiz-7 album_5DCFD2B7_795F_02EA_41D0_CE000D0E79D3.label = Photo Album quiz-99-6 album_5DCFD2B7_795F_02EA_41D0_CE000D0E79D3_0.label = quiz-99-6 album_5F1E02E0_7971_0266_41C5_E8F070E64368.label = Photo Album quiz-86 album_5F1E02E0_7971_0266_41C5_E8F070E64368_0.label = quiz-86 panorama_51676175_5E6A_6B28_41D7_255DC8E15A55.label = Sala dos Presidentes panorama_518EE6AF_5DEE_6939_41CC_B4B0A5C192A9.label = Linha do Tempo CAPES velha panorama_5744F015_5DDB_E8E8_41D5_459085522C65.label = Ponte 1 panorama_6C400A52_677A_355C_41CC_83CE1169AF8D.label = 18b v5 panorama_6C400B21_677A_F4FC_41C5_5078386988F8.label = 18b v7 panorama_6C4018EC_677A_7544_41D7_21A2197B2D6C.label = 18b v3 panorama_6C4029FD_677A_1744_41D8_96F2AD3CEEEF.label = 18b v4 panorama_6C402AB4_677A_15C4_41B6_126319DFA680.label = 18b v6 panorama_6C402C87_677A_0DC4_41AF_9ED5DCF75841.label = 18b v9 panorama_6C405E1E_677A_0CC4_41AF_41F789D2E813.label = 18b v12 panorama_6C406D61_677A_0F7C_41D0_017FC4317DC6.label = 18b v11 panorama_6C406F89_677A_0BCC_41A3_A6B06BF04508.label = 18b v14 panorama_6C40CB98_677A_0BCC_4193_E8CCF809BACF.label = 18b v8 panorama_6C40CCEF_677A_0D44_4185_A506A96C3BD4.label = 18b v10 panorama_6C43939A_6766_7BCC_41B6_0765696DF4E5.label = 18b v18 panorama_6C43D257_6766_3544_41D2_FB527AA64AB1.label = 18b v16 panorama_6C43D2AB_6766_15CC_41B4_765A31F27C4F.label = 18b v17 panorama_6C43EF1C_677A_0CC4_41C2_EA57699D618B.label = 18b v13 panorama_6C43F0C3_6766_15BC_41D9_47968031D614.label = 18b v15 panorama_6C4D9897_677A_15C4_41D7_E1E55685952E.label = 18b v2 panorama_6CAF0863_677A_157C_41D7_E82423F69FFC.label = 18b v1 panorama_70071F6D_7F0C_F1AA_41A2_7B35692E0A96.label = Iniciativas panorama_70194059_7F0C_EFEB_41DF_9754A7742402.label = Grandes Números panorama_70360CAE_7F0C_90A9_41D0_518D4736A1E6.label = Vídeos Institucionais panorama_71C0FD42_7F0F_91D9_41CD_B9DD4F1596FE.label = Recepção panorama_71C86852_7F0C_9FF9_41D1_EC3B76FBF5D2.label = Timeline panorama_71E072B5_7F0C_B0BA_41D4_F48DB8A238EC.label = Fachada panorama_727A7F7B_7F0C_B1AF_41BC_356DBA88265E.label = Rampa de Entrada panorama_7CFD1B24_7751_03EE_4163_345D50E5CAFF.label = Quiz dos grande números velha panorama_848B2F70_9CD3_2171_41B1_A9D45B6120E9.label = Programas panorama_91098FFA_8379_F495_4190_1714A4F93154.label = Corrredor dos Presidentes panorama_B0E40E25_A7EB_3CBF_41E2_77F5DE3240A4.label = Ficha tecnica 2 panorama_B54219E0_A7AE_8A83_41A0_86B7564B1FF8.label = Depoimentos e Casos panorama_B60AC5E1_A796_7A8F_41C9_C186BDF8C14B.label = Ficha Técnica 1 video_3847015D_78AA_1744_419E_F89A68D51F08.label = _Curiosidades video_3AA8F934_78AA_34C4_41C2_6042F575726A.label = _Presidentes video_3AA983F7_78AA_1B44_41DA_AE3FA91A819B.label = _Timeline video_3AA98D9D_78AA_0FC4_417D_1128E997F6F2.label = _Quiz Numeros video_3AA99836_78AA_34C4_41D4_1D378E8276FB.label = 1-Recepção video_3AA9B3C5_78AA_1B44_41C2_FEBFA52C23A4.label = _Programas video_3AA9D752_78AA_7B5C_41C7_EC8AEFD38165.label = _Recepção video_3AA9EE69_78AA_0D4C_41CB_EFE4BF07C5D7.label = _Videos Institucionais video_6DBFAC86_7F16_51B1_41D2_8755D438A945.label = _Causos video_6E40C963_7F16_7377_418C_26CD8906F32B.label = _Hall-1 video_6E40D24D_7F16_50B3_41AB_8B93F6F80BFC.label = _Presidentes 1 video_6E411933_7F16_50D7_41AE_9FA676E218CD.label = _Programas video_6E411E91_7F16_51D2_41CE_07C90B9465FB.label = _Timeline 1 video_6E41C583_7F16_33B7_41B0_EC35C257ADE5.label = _Videos 1 video_6E7F5397_7F16_77DF_41D1_AC3650F0EB1B.label = _Grandes Numeros video_6ED27004_7D2C_14FB_41DC_C1B10465C95C.label = _ Milton Sampaio, diretor de TI da Fundação video_6F744322_7D2C_7B3F_41D0_743BA50AA8CD.label = _Dani Gamerman video_6F7458D2_7D2C_751F_41DA_6A2ABB99992E.label = _Flávio Camargo, diretor de Avaliação da CAPES video_6F745E47_7D2C_0D04_41D1_90C0CC6E02FC.label = _Heloísa Candia Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da Fundação video_6F76ADC7_7D2C_0F05_41C1_4D7B416D2C08.label = _Bruna Louredo video_6F77D39B_7D2C_1B0D_4197_45ACA337A88A.label = _Lucélia Moreira video_71E03978_689A_174C_41C1_DF5FC03996FE.label = 5 CONHEÇA A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - Série - Episódio 1 video_71E065E6_689A_FF44_41CD_7B86736C9B73.label = 13 Pesquisa na Antártica se renova com apoio da CAPES video_71E070D0_689A_F55C_41C8_0CB14CC89961.label = 12 Com apoio da CAPES, professora valoriza vivência escolar. video_71E08A6C_689A_3544_41AB_B28C5FE67B86.label = 8 Portal de Periódicos da CAPES faz 20 anos! video_71E09EE6_689A_0D44_41D2_18985CA68703.label = 6 CONHEÇA A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - Série - Episódio 2 video_71E0B63A_689A_1CCC_41D7_BE9484234F7A.label = 10 #AvaliaçãoQuadrienal__ Módulo Destaques é a novidade do quadriênio 2017-2020 video_71E0BB13_689A_14DC_41D8_966FAE6DCDBE.label = 11 Recursos da CAPES incentivam mulheres na Ciência video_71E0CCAF_689A_0DC4_41CB_791FF4DA9833.label = 3 A CAPES pela voz da comunidade acadêmica video_71E0D451_689A_3D5C_41C3_302607734FDC.label = 7 Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal video_71E0DFD4_689A_0B44_41D9_8A192E11283E.label = 9 #CAPES70Anos _ Arquivo da CAPES_ sete décadas de história da educação brasileira video_71E0F3BE_689A_1BC4_41C2_5873CBA799A7.label = 4 COLABORAÇÃO INDUSTRIAL MANAUS video_71E0F787_689A_7BC4_41D4_D1B461548052.label = 2 INSTITUCIONAL CAPES video_71E32137_689A_34C4_41B0_E180C7292941.label = 18 Parceria CAPES e MEC libera Manuais ABC video_71E3817C_689A_1744_41AD_023E6464F031.label = 15 IEN e UFMA aliam rádio e grafeno em terapia contra câncer ósseo video_71E3A6D0_689A_1D5C_41CD_13F9B617CDA0.label = 16 Bolsistas da CAPES descobrem riquezas no reaproveitamento de resíduos video_71E3AB98_689A_0BCC_41D1_6D6C088815F4.label = 17 CAPES apoia laboratório que é referência em pesquisas do cérebro video_71E3BBDA_689A_0B4C_41D2_529306D50D26.label = 14 Programa da CAPES apoia estrangeiros na pós-graduação video_729E70A3_689A_35FC_419F_7B5EFA96A212.label = 1 Ciência é 10 - Institucional video_A49D59C0_9CF3_6191_41C3_087BE7410367.label = _Cláudia Queda de Toledo video_B41E276D_9658_2083_41B4_9D9EA402E026.label = Video bolsistas video_B963194F_9CF3_62BD_41DA_AFF6A5B17878.label = _Crescimento_bolsas OFF_ANDERSON video_B96A2D7F_9CF3_1D5D_41A5_7498DA599D8C.label = _Sedes_da_capes video_B96A4E4A_9CF3_7EA4_41DD_4DD074697ABC.label = _História_da_logomarca OFF_ANDERSON video_B96A637E_9CF3_655F_41B7_6185CE7E2CAA.label = _História_e_evolução_do_sistema OFF_ANDERSON video_B96A7882_9CF3_63A4_41D6_F3CA0B70AE9C.label = _Primeiros_bolsistas_ilustres - OFF_ANDERSON video_BB7D5449_9CF3_62A4_41CF_2960562C8C49.label = _Anísio_Teixeira_-_patrono_da_CAPES OFF_ANDERSON video_BC031DCA_9CFF_FDA7_41C7_152C9C414557.label = depoimentos sem audio video_BD0A871F_9628_20BF_41E0_B4B8E53CB7A9.label = Video bolsistas ## Popup ### Body htmlText_8C3BF2FE_9638_E181_41C7_FBCAC261140F.html =


htmlText_8D3F04CB_9638_E186_41BF_3DDEDC0ABE60.html =


htmlText_8DC1C101_9638_E083_41E2_D0A3438041FD.html =


htmlText_8DDC9EFB_9638_2187_41C8_409BE9768DBA.html =


htmlText_8DE02CE3_9638_2187_41C9_83A1B4AFBF20.html =


htmlText_8E9A45AA_9638_2381_41B5_4082BB0B894D.html =


htmlText_BE1C3C63_A10B_45C0_41BB_956AF0D5C301.html =


htmlText_BE1FBC5B_A10B_45C0_41BF_80C100FE9915.html =


htmlText_BE202C47_A10B_45C0_41D1_77D90D40B0AA.html =


htmlText_BE214C4E_A10B_45C0_41E1_ED31A4945F84.html =


htmlText_BE236C38_A10B_4540_41DD_AD681B5DA080.html =


htmlText_BE257C2D_A10B_4540_41C1_FFE402C3B9D0.html =


## E-Learning ### Answer questionOption_51A637AC_79DF_02FF_41DD_C6FF3D960B39.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_51BAB03D_79CF_7DDE_41B0_FA1A1F450E72.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_5244DB32_79DF_03EA_41D4_8029402590A4.text = Professores e alunos de licenciatura participam de cursos on-line de capacitação questionOption_524C2D76_79DF_066A_41D0_C186A2AB815B.text = bolsista no Pibid e Residência Peda questionOption_525B69C0_79DF_0EA6_41D7_F033D1345DCC.text = Matriculados na Universidade Aberta do Brasil questionOption_528D2300_79D7_03A6_41D4_5FBF9765B3C6.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_529ABFD5_79D7_02AE_41D2_2470559E9662.text = Bolsista no Pibid e Residência Pedagógica questionOption_52A5F999_79D7_0EA6_41B2_5B57B9472E28.text = Matriculados na Universidade Aberta do Brasil questionOption_52B9971E_79D7_03DA_41DD_06FBBC646EA6.text = Programas de pós-graduação de 460 instituições avaliados questionOption_532DF35A_79D7_025A_41BA_53AB6A747EFA.text = Programas de pós-graduação de 460 instituições avaliados questionOption_535CA168_79D7_3E66_41D2_08347157D0E2.text = Aplicativos desenvolvidos questionOption_5368FBB2_79D7_02EA_41DA_59D9A7C4C890.text = Acordos de cooperação internacional com 36 países questionOption_53753A42_79D7_0DAA_41D5_277236DDDB0F.text = Acordos de cooperação internacional questionOption_5408FBBC_79F3_02DE_41DA_6D889EF861E7.text = Aplicativos desenvolvidos questionOption_54EEDD97_79F3_06AA_418C_AE5303869742.text = Acordos de cooperação internacional questionOption_54F7DF88_79F3_02A6_41CB_A5EFE8CE9B0A.text = Programas institucionais em vigência questionOption_54FC0149_79F3_1FA6_41D0_951A8495B8E8.text = Programas de pós-graduação questionOption_569FEF45_79CF_03AE_41D1_3424D71F4F44.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_56B3C87C_79CF_0E5E_41A0_3334FA8A8276.text = Aplicativos desenvolvidos questionOption_56BF16A9_79CF_02F9_41B5_24BF47DE5F5F.text = Professores e alunos de licenciatura participam de cursos on-line de capacitação questionOption_56FD5D75_79CF_066E_41DA_1DE1E2B4F3AD.text = Acordos de cooperação internacional com 36 países questionOption_5DDB68D7_7977_0EAA_41D0_E8E61594508E.text = Programas institucionais em vigência questionOption_5E0212D5_7977_02AE_419C_AA323D35FADE.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_5E370F93_7977_02AA_41C7_9FFD3D6836C7.text = Aplicativos desenvolvidos questionOption_5E3E9ED4_7977_02AE_41DD_2CE18F7B22D3.text = Acordos de cooperação internacional questionOption_5E97A1DD_7951_7E5E_41DB_1DFAE10A6535.text = Bolsista no Pibid e Residência Peda questionOption_5E9C8F50_7951_03A6_41D5_278E95AC08F7.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_5EA5FDD4_7951_06AE_41C7_245728B2CB86.text = Professores e alunos de licenciatura participam de cursos on-line de capacitação questionOption_5EBC9BB0_7951_02E6_41DB_CC396615A634.text = Usuários do Portal de Periódicos de 435 instituições de ensino e pesquisa questionOption_5F0174BD_7931_06DE_41C9_A8FD00B46B21.text = Professores e alunos de licenciatura participam de cursos on-line de capacitação questionOption_5F08E23B_7931_1DDA_41D5_AA2FA8107B32.text = Programas de pós-graduação de 460 instituições avaliados questionOption_5F12799C_79CF_0EDF_41BC_B6BA1C2EC4CF.text = Matriculados na Universidade Aberta do Brasil questionOption_5F19E69D_79CF_02DE_41C5_870B271EBE7E.text = Usuários do Portal de Periódicos de 435 instituições de ensino e pesquisa questionOption_5F5C1C1C_7931_05DE_41C8_54CF295DDCCB.text = Usuários do Portal de Periódicos de 435 instituições de ensino e pesquisa questionOption_5F6E2395_79CF_02AE_41CB_B332B6C150BC.text = Bolsista no Pibid e Residência Pedagógica questionOption_5F709FD2_7931_02AA_41BD_DCBEB188634C.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_BAD2A3A0_B57F_6A50_41D7_DE35DC04E9B1.text = Programas de pós-graduação questionOption_BAD2B399_B57F_6A70_41C7_8EB9EA395D5B.text = Bolsista no Pibid e Residência Pedagógica questionOption_BAD2B3A0_B57F_6A50_41B3_0F7A20CE6D17.text = Programas institucionais em vigência questionOption_BAD3338D_B57F_6A50_41D3_3A4DA753DDD4.text = Bolsista no Pibid e Residência Pedagógica questionOption_BAD3339F_B57F_6A70_41E5_B493B0EC487C.text = Aplicativos desenvolvidos questionOption_BAD34399_B57F_6A70_41E3_AFD79DD388B8.text = Professores e alunos de licenciatura participam de cursos on-line de capacitação questionOption_BAD35399_B57F_6A70_41E0_CEAF726FF686.text = Matriculados na Universidade Aberta do Brasil questionOption_BAD353A0_B57F_6A50_41DF_4D1DC0308131.text = Acordos de cooperação internacional questionOption_BAD363A0_B57F_6A50_41E6_926B52EAE6FD.text = Aplicativos desenvolvidos questionOption_BAD37399_B57F_6A70_41E5_02F4D0602DD4.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_BAD3C38D_B57F_6A50_41BF_EFA0651640AD.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_BAD3C397_B57F_6A70_41CF_D4874E4C4B12.text = Matriculados na Universidade Aberta do Brasil questionOption_BAD3C39F_B57F_6A70_41B6_32F5B8E8ED02.text = Professores e alunos de licenciatura participam de cursos on-line de capacitação questionOption_BAD3D38D_B57F_6A50_41E2_A497DA3CF483.text = Professores e alunos de licenciatura participam de cursos on-line de capacitação questionOption_BAD3D396_B57F_6A70_41E2_08D51F4A782A.text = Programas de pós-graduação de 460 instituições avaliados questionOption_BAD3D39F_B57F_6A70_41E0_B2CD659E9121.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_BAD3E38C_B57F_6A51_41AA_A870E0BDFB84.text = Usuários do Portal de Periódicos de 435 instituições de ensino e pesquisa questionOption_BAD3E396_B57F_6A70_41CD_4897E55EF415.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_BAD3E39F_B57F_6A70_41C4_0B310F81FEF9.text = Acordos de cooperação internacional com 36 países questionOption_BAD3F396_B57F_6A70_4192_A8F50F3E933D.text = Bolsista no Pibid e Residência Pedagógica questionOption_BAEC039C_B57F_6A70_41E4_573CB9A86AC3.text = Aplicativos desenvolvidos questionOption_BAEC3391_B57F_6A70_41C8_23E6B37B8304.text = Professores e alunos de licenciatura participam de cursos on-line de capacitação questionOption_BAEC4394_B57F_6A70_41AA_F50649C82E8C.text = Matriculados na Universidade Aberta do Brasil questionOption_BAEC439D_B57F_6A70_41A0_C7DFEF0F8AFB.text = Acordos de cooperação internacional com 36 países questionOption_BAEC5393_B57F_6A77_41E1_06EF7454AD9A.text = Usuários do Portal de Periódicos de 435 instituições de ensino e pesquisa questionOption_BAEC539C_B57F_6A70_41E1_936277880369.text = Acordos de cooperação internacional questionOption_BAEC6393_B57F_6A70_41E2_3CCD45A6D06F.text = Bolsista no Pibid e Residência Pedagógica questionOption_BAEC7393_B57F_6A70_41D3_620E1C024685.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_BAEC739C_B57F_6A70_41CD_699DCA499061.text = Programas de pós-graduação de 460 instituições avaliados questionOption_BAECC391_B57F_6A70_41E0_CDFF1CBCBB21.text = Programas de pós-graduação de 460 instituições avaliados questionOption_BAECD390_B57F_6A70_41D1_81908DFEDD0D.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_BAECE390_B57F_6A70_41D3_1145240D4F2E.text = Usuários do Portal de Periódicos de 435 instituições de ensino e pesquisa questionOption_BAEF0389_B57F_6A50_41D0_5BC67C0C743D.text = Aplicativos desenvolvidos questionOption_BAEF1389_B57F_6A50_41C0_87ED12BE834B.text = Acordos de cooperação internacional questionOption_BAEF7389_B57F_6A50_41E0_8A5517A22748.text = Bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e Exterior questionOption_BAEF8388_B57F_6A50_41BE_F6FB07B50E74.text = Programas institucionais em vigência ### Score Name score1.label = quiz ### Question question_5036E904_7931_0FAE_41D6_F700B35E256D.title = O número 460 000 representa: question_51ABDA65_79DF_026E_41D7_00BF646913C6.title = O número 121 000 representa: question_53694215_76D1_1DAE_41A8_F7F3BA6677E6.title = O número 86 representa: question_539E71F2_79D1_1E6A_41D3_A7A407BD387C.title = O número 4526 representa: question_5423B899_79F3_0EA6_41D0_18D6A44B44C8.title = O número 7 representa: question_56D0E1BA_79D1_FEDA_41CD_1C7B2BBE2F09.title = O número 60 000 representa: question_5744585D_79D1_0E5E_41B9_2532A6815D11.title = O número 73 representa: question_5F80E5C6_795F_06AA_41D3_4DB0CEA725C9.title = O número 99,6 representa: question_5FA7E65A_793F_025A_41D2_E4197452906C.title = O número 420 000 representa: question_BAD30398_B57F_6A70_41DF_4B7C670B9BA3.title = O número 121 000 representa: question_BAD303A0_B57F_6A50_41B9_E4E456916025.title = O número 7 representa: question_BAD38395_B57F_6A70_41A7_4ED84B7B1B31.title = O número 60 000 representa: question_BAD3F38C_B57F_6A50_41B8_178A0BB80277.title = O número 99,6 representa: question_BAD3F39E_B57F_6A70_41B4_316D9E186CFA.title = O número 73 representa: question_BAE80384_B57F_6A50_41E0_5FE703FE2224.title = O número 86 representa: question_BAEC0392_B57F_6A70_41E3_8A0F602B4212.title = O número 460 000 representa: question_BAEC139C_B57F_6A70_41DE_AC8253311260.title = O número 4526 representa: question_BAEC8390_B57F_6A70_4191_6B040690119B.title = O número 420 000 representa: ### Question Screen quizQuestion_68B9E706_76F3_03AA_41D9_04195D629DC4.ok = OK ### Report Screen quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.completion = Completed quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.downloadCSV = Download .csv quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.elapsedTime = Time quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.items = Items Found quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.questions = Questions quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.questionsCorrect = Correct quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.questionsIncorrect = Incorrect quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.repeat = Repeat quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.submitToLMS = Submit quizScore_68BB7708_76F3_03A6_41C2_42E08298851B.title = - SCORE - ### Timeout Screen quizTimeout_68BEF706_76F3_03AA_41D3_EA8089214CAC.repeat = Repeat quizTimeout_68BEF706_76F3_03AA_41D3_EA8089214CAC.score = View Score quizTimeout_68BEF706_76F3_03AA_41D3_EA8089214CAC.title = - TIMEOUT -